A análise de custos baseia-se, fundamentalmente, na identificação dos custos e despesas gerados pelos processos da organização. O trabalho proposto possui o intuito de verificar se, somados, estes gastos são superiores ou inferiores às receitas da empresa, o que se traduz por prejuízo ou lucro do exercício.
Além disso, a análise de custos determina os pontos de equilíbrio, imprescindíveis para a elaboração da previsão de vendas. Estabelecer níveis de produção, determinar a quantidade dos suprimentos que serão utilizados, contratar o pessoal necessário, entre outros.
Objetivos:
• Identificar o mix dos produtos e serviços oferecidos pela empresa;
• Determinar os custos fixos e variáveis da empresa;
• Determinar os pontos de equilíbrio (financeiro, econômico e contábil);
• Identificar a margem de contribuição de cada produto.
Metodologia:
• É feito um levantamento dos custos (fixos e variáveis), despesas e receitas da organização através da análise da folha de pagamento, alocação dos recursos humanos, assim como dos demais recursos.
• São determinados os pontos de equilíbrio (financeiro, econômico e contábil), a viabilidade e mix dos produtos e serviços oferecidos pela organização; por meio da análise dos custos fixos e variáveis além das receitas da empresa.
Análise de Custos e Departamentalização - parte 1
CUSTO DE PRODUÇÃO DO PERÍODO (CCP) - Soma dos custos incorridos no período dentro da fábrica.
CUSTO DA PRODUÇÃO ACABADA - Soma dos custos contidos na produção acabada do período. Pode conter também custos de produção de períodos anteriores existentes nas unidades que só foram completadas no presente período.
CPC - Soma de todos os gastos classificados como custos incorridos de 1 a 31.
CPA - Listar todos os produtos terminados no período de 1 a 31, a calcular os custos desses produtos. A soma dos custos dos produtos terminados no período é o CPA.
CUSTO DIRETO - São os custos que podem ser apropriados diretamente aos produtos, bastando haver uma medida de consumo (quilos de mat. Consumido, horas de mão-de-obra utilizada, embalagens utilizadas e, até mesmo, em alguns casos, quantidade de energia consumida). São os custos diretos com relação aos produtos.
CUSTO INDIRETO - São os custos que não oferecem condições de serem medidos objetivamente, e qualquer tentativa de alocação destes custos aos produtos tem que ser feita de forma estimada e, muitas vezes arbitrárias. Alguns exemplos: aluguel, supervisão da fábrica. Esses são os custos indiretos com relação aos produtos.
Esquema básico da contabilidade de custos1º passo: separar custos de despesas (já recebeu da contabilidade tudo completo).
RELATÓRIO DE GASTOS:
Comissões de vendedores. ........80.000 D (venda)
Salário da Fábrica................ ......120.000 C (custo direto)
Matéria Prima Consumida..... .....350.000 C (direto)
Salário Admin................................90.000 D (administr)
Depreciação na Fábrica................60.000 C (indireto)
Despesas Financeiras.................. 50.000 D (financeira)
Honorários Diretoria.................... 40.000 D (administr.)
Mat. Diversos Fabricação..............15.000 D (indireto)
Energia Elétrica Fábrica.................85.000 C (indireto)
Manutenção da Fábrica..................70.000 C (indireto)
Despesas entrega...........................45.000 D (vendas)
Correios, telefone, etc.......................5.000 D (administr.)
Materiais consumo no escrit..............5.000 D (adminstr.)
Seguros Fabrica...............................10.000 C (indireto)
TOTAL DO PERÍODO...........R$ 1.025.000
CUSTOS DE PRODUÇÃO
Salário Fab.......................120.000
Mat. Prima consumida......350.000
Deprec. Fábrica..................60.000
Mat. Div. Fábrica................15.000
Manut. Fábrica...................70.000
Energia Elétrica...................85.000
Seguros..............................10.000
TOTAL.......................R$ 710.000
Obs: este valor integra o custo dos produtos fabricados.
DESPESAS ADMINISTRATIVAS (Salário Adm., Honor. Diretoria, Correios, Mat. Escrit.,) TOTAL: R$ 140.000
DESPESAS DE VENDAS (Desp. Entrega e Comissões Vendas) TOTAL: R$ 125.000
DESPESAS FINANCEIRAS – TOTAL: R$ 50.000
OBS: TOTAL GERAL: R$ 315.000
Descarregadas diretamente no resultado do período.
2º passo: Apropriação dos custos diretos.
A empresa produz A,B e C (produtos diferentes).
Custos diretos...................470.000 (total)
M. Obra (salários)..............120.000
Mat. Prima......................... 350.000
Sistema de requisição (MAT. PRIMA)
Prod. A ...............................75.000
Prod. B .............................135.000
Prod. C .............................140.000
TOTAL.........................R$ 350.000
Mão de Obra Direta (salários) [sistema de apontamento]
Prod. A ..............................32.000
Prod. B ..............................37.000
Prod. C ..............................31.000
TOTAL........................R$ 120.000
Resumo (quadro I) 1º e 2º passos:
Custos | A | B | C | Indireto | TOTAL |
Matéria Prima | 75.000 | 135.000 | 140.000 | ------- | 350.000 |
Mão de obra direta | 32.000 | 57.000 | 31.000 | ------- | 120.000 |
Energia elétrica | ------- | ---------- | --------- | 85.000 | 85.000 |
Depreciação | ------- | ------- | ------- | 60.000 | 60.000 |
Seguros | ------- | ------- | ------- | 10.000 | 10.000 |
Materiais diversos | ------- | ------- | ------- | 15.000 | 15.000 |
Manutenção | ------- | ------- | ------- | 70.000 | 70.000 |
TOTAL | 109.000 | 192.000 | 171.000 | 240.000 | 710.000 |
3º passo: Apropriação dos Custos Indiretos.
PRODUTOS | Custos diretos | Custos indiretos | Total |
Prod. A | 115.000 | 53.351 | 168.351 |
Prod. B | 202.000 | 93.711 | 295.711 |
Prod. C | 168.000 | 77.938 | 245.938 |
Total | 485.000 | 225.000 | 710.000 |
DEPARTAMENTALIZAÇÃO
CUSTOS DIRETOS
Prod. A ..................500,00
Prod. B ..................300,00
Prod. C ..................450,00
TOTAL...........R$ 1.250,00
HORAS MÁQUINAS
Prod. A .............400 h.m. (40%)
Prod. B .............200 h.m. (20%)
Prod. C .............400 h.m. (40%)
Total.................1000 h.m. (100%)
C.I.F. (CUSTOS INDIRETOS)
Deprec....................200.000
Manuf......................350.000
Energia Elétrica.......300.000
Superv. Fábr...........100.000
Outros. C.I..............200.000
TOTAL...........R$ 1.150.000
Apropriação dos C.I.F. com base na quantidade de horas máquinas que cada um levou p/ ser feito.
produto | h.m. | % | c. indiretos | c. diretos | Custo total |
Prod. A | 400 | 40% | 460.000 | 500.000 | 960.000 |
Prod. B | 200 | 20% | 230.000 | 300.000 | 530.000 |
Prod. C | 400 | 40% | 460.000 | 450.000 | 910.000 |
Total | 1000 | 100% | 1.150.000 | 1.250.000 | 2.400.000 |
Obs: distribui o total dos custos indiretos de acordo com a porcentagem das horas máquinas. Este gráfico serve para gerenciar a empresa; ver qual o produto que está saindo com custo muito alto;
Investigando mais profundamente, descobre-se que existem 3 deptos. De produção na fábrica, e, que embora o total de H.M. consumidas serem aqueles mesmos. Existe disparidade de consumo de horas entre os produtos, porque:
produto | Corte/h.m. | Montag./h.m | Acabam/h.m. | Total |
Prod. A | 100 | 50 | 250 | 400 |
Prod. B | 200 | --- | --- | 200 |
Proc. C | --- | 250 | 150 | 400 |
TOTAL | 300 | 300 | 400 | 1000 |
Aprofundando mais as investigações, verifica-se que os gastos com os C.I.F., não são uniforme entre os setores.
Análise de Custos e Departamentalização - parte 2
c.i.f. | corte | Montag. | Acabam. | Total |
Deprec. | 100.000 | 30.000 | 70.000 | 200.000 |
Manut. | 200.000 | 30.000 | 120.000 | 350.000 |
Energia | 60.000 | 40.000 | 200.000 | 300.000 |
Supervisão | 50.000 | 20.000 | 30.000 | 100.000 |
Outros | 40.000 | 30.000 | 130.000 | 200.000 |
TOTAL | 450.000 | 150.000 | 550.000 | 1.150.000 |
450.000 / 300 h.m. = $ 1500/h.m. | 150.000 / 300 h.m. = $ 500/h.m. | 550.000 / 400 h.m. = $ 1.375/h.m. | 1.150.000 / 1000 h.m. = $ 1.150/h.m. |
Cálculo/Custos: horas máquinas
Produto | Corte | Montagem | Acabamento | Total (C.I.F) |
Prod. A | 100 * 1.500 = $150.000 | 50 * 500 = $250.000 | 250 * 1.375 = $343.750 | $518.750 |
Prod. B | 200 * 1.500 = $300.000 | ---- | ---- | $300.000 |
Prod. C | ---- | 250 * 500 = $125.000 | 150 * 1.375 = $ 206.250 | $331.250 |
TOTAL | $450.000 | $150.000 | $550.000 | $1.150.000 |
Contabilidade de Custos: mostra o fato comprovado
Análise Custos: gerencia
Depto./Centro de Custo: produtivos - por onde o produto passa
Serviços: contribui, entretanto o produto não passa por eles. Ex.: R.H.
EMPRESA F – PERÍODO P
C.IND. | Adm.F | Almox | Usinag | Crome. | Mont. | C.Q. | Manut. | TOTAL |
serviço | Serviço | Produt. | Produt. | Produt. | serviço | serviço | ||
aluguel | 150.000 | --- | --- | --- | --- | --- | --- | 150.000 |
energia | 40.000 | --- | 30.000 | 10.000 | 10.000 | 5.000 | --- | 90.000 |
Mat.ind. | 18.000 | 10.000 | 6.000 | 4.000 | 8000 | 5.000 | 9000 | 60.000 |
m.o-ind | 80.000 | 60.000 | 40.000 | 30.000 | 50.000 | 30.000 | 60.000 | 350.000 |
Deprec. | 8000 | --- | 21.000 | 13.000 | 2.000 | 10.000 | 16.000 | 70.000 |
Total | 296.000 | 70.000 | 97.000 | 57.000 | 70.000 | 45.000 | 85.000 | 720.000 |
Obs.: 1) as despesas já foram apropriadas e separadas dos custos;
2) os custos diretos estão fora de nosso exemplo;
3) só trataremos neste problema de custos indiretos;
A contabilidade já fez: - custos diretos (apropriaram os produtos)
- despesas (cont./resultado)
Agora: criar uma hierarquia (forma de ajuste dos cutos indiretos dos deptos. De serviços).
1º Depto. Serviços – mais presta do que recebe serviço
2º Depto. – que menos presta e mais recebe serviço
Hierarquia
1º Adm. Geral
2º Manutenção
3º Almoxarifado
4º Controle de Qualidade
Final: Depto. Produtivos (usinagem. Montagem e cromeação)
Análise de Custos e Departamentalização - parte 3
Aluguel à divide-se com os diversos deptos. Através do espaço ocupado por cada um deles.
Adm. Fab(ALUGUÉL) | Energia | M.O. Ind. Mat.Ind. e depr |
Almox.......20.000 Usinag......30.000 Crome......20.000 Montagem..40.000 Manutenção.25.000 Cont.Qual...15.000 TOTAL.......150.000 | Almox.........6.000 Usinag.........4.000 Crome..........2.000 Montagem.....7.000 Manutenção..13.000 Cont.Qual......8.000 TOTAL.........40.000 | Almox..........9.000 Usinag.........19.000 Crome.........16.000 Montagem....21.000 Manutenção..22.000 Cont.Qual....19.000 TOTAL.........106.000 |
II – MANUTENÇÃO
Total (c. indiretos): 85.000 (manuf.) + 25.000 (aluguel/adm.) + 13.000 (energia/adm.) +22.000 (manut./etc...) = $ 145.000
Almox............15.000
Usinag...........50.000
Crome...........40.000
Montag..........--------
Cont.Qual......40.000
TOTALl........145.000
III – ALMOXARIFADO
Total custos indiretos: 70.000 (almox) + 20.000 (adm.) + 6.000 (energ.) + 9.000 (m.o . ind., etc.) + 15.000 (manut.) = $ 120.000
Cont. Qual......-----------
Usinagem.......40.000
Crome............40.000
Montagem......40.000
TOTAL.........120.000
IV – CONTROLE DE QUALIDADE
Total custos indiretos: 45.000 + 15.000 + 8.000 + 19.000 + 40.000 + 0 = $ 127.000
Usinagem......68.000
Cromeação....44.000
Montagem.....15.000
TOTAL.........127.000
V – USINAGEM
Total custos indiretos: 97.000 + 30.000 + 4.000 + 19.000 + 50.000 + 40.000 + 68.000 = 308.000
VI – CROMEAÇÃO
Total custos indiretos: 219.000Total (c. indiretos): 85.000 (manuf.) + 25.000 (aluguel/adm.) + 13.000 (energia/adm.) +22.000 (manut./etc...) = $ 145.000
Almox............15.000
Usinag...........50.000
Crome...........40.000
Montag..........--------
Cont.Qual......40.000
TOTALl........145.000
III – ALMOXARIFADO
Total custos indiretos: 70.000 (almox) + 20.000 (adm.) + 6.000 (energ.) + 9.000 (m.o . ind., etc.) + 15.000 (manut.) = $ 120.000
Cont. Qual......-----------
Usinagem.......40.000
Crome............40.000
Montagem......40.000
TOTAL.........120.000
IV – CONTROLE DE QUALIDADE
Total custos indiretos: 45.000 + 15.000 + 8.000 + 19.000 + 40.000 + 0 = $ 127.000
Usinagem......68.000
Cromeação....44.000
Montagem.....15.000
TOTAL.........127.000
V – USINAGEM
Total custos indiretos: 97.000 + 30.000 + 4.000 + 19.000 + 50.000 + 40.000 + 68.000 = 308.000
VI – CROMEAÇÃO
VII – MONTAGEM
Total custos indiretos: 193.000
TOTAL GERAL à 720.000
Produto | Usinagem/h.m | Crome/h.m. | Montag/h.m. | Total/h.m. |
D | 150 | 120 | 80 | 350 |
E | 120 | 120 | 70 | 310 |
F | 80 | 60 | 43 | 183 |
TOTAL | 350 | 300 | 193 | 843 |
Usinagem | Cromeação | Montagem | Total | |
c.ind./por h.m. | 308.000/350=$ 880 h.m. | 219.000/300=$ 730 h.m. | 193.000/193=$ 100 h.m. | |
D | 150h * $880 = $ 182.000 | 120h * $ 730 = $ 89.600 | 80h * $1000 = $ 80.000 | $ 299.600 |
E | 120h * $880 = $ 105.600 | 120h * $ 730 = 87.600 | 70h * $1000 = $ 70.000 | $ 263.200 |
F | 80h * $880 = $ 70.400 | 60h * $ 730 = $ 43.800 | 43h * $1000 = $ 43.000 | $ 151.200 |
TOTAL | $ 306.000 | $ 219.000 | $ 193.000 | $ 720.000 |
SÍNTESE DO ESQUEMA DA CONTABILIDADE DE CUSTOS (COMPLETO)
1º passo: separação entre custos e despesas;
2º passo: apropriação dos custos diretos diretamente aos produtos;
3º passo: apropriação dos custos indiretos que pertencem visivelmente aos deptos, agrupando à parte, os comuns;
4º passo: rateio dos custos indiretos comuns, aos diversos deptos (serviços e produção).
5º passo: escolha da seqüência de rateio aos custos acumulados nos deptos e serviços, e sua distribuição aos demais deptos;
6º passo: atribuição dos custos indiretos (que só agora estão nos deptos e serviços de produção) aos produtos, servindo critério fixado;
7º passo: análise dos critérios de rateio;
8º passo: previsão à estimativa dos custos ind. Fabricação e tx. Aplicação dos C.I.F.
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